Compartilhe

Todos os anos milhares de contribuintes tem dificuldades no preenchimento do formulário online da Receita Federal, mesmo trazendo todos os meios de como fazer, muitos acabam por se enrolar e outros perdem o prazo para a declaração do IR (Imposto de Renda).

Devido a confusão de informações no momento do preenchimento da declaração do IR, como exemplo uma palavra diferente ou mesmo uma vírgula pode mudar completamente a direção da declaração. Saiba como isso não ocorrer de acordo com o cronograma da Receita Federal.

Atrasar ou não declarar o Imposto de Renda

Aquela pergunta “se eu não declarar o Imposto de Renda, o que acontece?” está entre as principais dúvidas de inúmeros brasileiros. Muito desse sentimento, no entanto, é causado pela falta de informação.

O prazo para a entrega da declaração no ano-base 2019 é até o dia 30 de abril de 2020 e, se ainda não fez a sua, está sujeito a algumas ações da Receita. Então, é necessário ficar atento.

Neste conteúdo, falaremos e mostraremos o que acontece quando há atraso ou não se declara o Imposto de Renda. A dor de cabeça é tão grande que vai achar muito melhor declarar seu imposto!

Quais os prejuízos de deixar para fazer o imposto em cima da hora e a multa paga quando não se declara o IR?

Declarar o Imposto de Renda é crucial para manter as obrigações em dia e, principalmente, evitar problemas com a Receita Federal. O cidadão que não faz isso está sujeito a prejuízos financeiros bem maiores do que o imposto devido.

Caso ocorra o atraso na declaração de IR, a Receita Federal ainda determina um prazo extra para a entrega das declarações atrasadas. Ou seja, se você não declarou dentro do prazo oficial que é até 30/04/2020, poderá ter mais alguns dias para enviar a declaração em atraso, mas terá que pagar multa.

Se não houver endividamento de imposto, pagará uma quantia estabelecida pela Receita. Mas se já houver uma dívida, a multa é calculada de acordo com os dias em atraso. Atualmente, é estabelecida uma porcentagem de 1% ao mês sobre o valor total do imposto devido, chegando a 20%.

Como declarar Imposto de Renda atrasado?

Uma vez que, quanto maior o atraso, maior a multa a ser paga. Faça o download do programa disponibilizado no site da Receita Federal e registre todas as informações exigidas. Logo após, o sistema vai calcular o valor da multa.

Assim, para os que não tenham entregue as declarações dos anos anteriores, a Receita exige que se faça o envio dos últimos 5 (cinco) períodos, fazendo o download dos respectivos anos.

Aos trabalhadores no regime CLT (carteira assinada), o imposto é debitado a cada mês. Desse modo, o imposto após a declaração é bem pequeno, de modo que a multa será menor.

No caso de pessoas que pagam o IR total somente após a declaração, a situação pode ser mais complicada. Assim, é bom resolver o quanto antes para regularizar a situação, as chances de o valor da multa aumentar são maiores.

Procedimentos adotados

Como já vimos no começo, os contribuintes cujo o rendimento tributável do IR, tem até dia 30/04/2020 para realizar a entrega da declaração anual 2019 e escolher a forma de pagamento do imposto. O sistema da Receita Federal não traz possibilidade de ser opcional, portanto há uma obrigatoriedade em fazer o procedimento conforme o cronograma que a Receita Federal demonstra todos os anos.

Com um profissional especializado é possível verificar quais os procedimentos que podem ser adotados. Para tanto é necessária uma consultoria com profissional especializado nas tratativas e na seguridade de seu caso, vale a pena ter a assessoria junto à Fradema.